Área reservada   |   Links úteis   |   Contactos       
Garantia da Qualidade
Sobre Atividades Documentação de apoio Perguntas Frequentes Resultados

Seminários online “Reflexão e Melhoria na Implementação do EQAVET”

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), organizou na última semana de maio de 2021 (25, 26, 27 e 28) um ciclo de seminários online dirigidos aos operadores com selo EQAVET atribuído até 14 de maio de 2021. Outras iniciativas desta natureza se seguirão para os operadores que entretanto obtiverem selo.

O ciclo de seminários centrou-se nos temas do envolvimento dos stakeholders - um dos princípios base do modelo nacional EQAVET - e do balanço das aprendizagens e questões críticas associadas ao alinhamento e verificação EQAVET, tendo-se desenvolvido em oito sessões de meio dia, cada uma delas agrupando cerca de 50 escolas.

Com o intuito de otimizar a dinâmica das sessões, os operadores com selo EQAVET atribuído até final de março de 2021 foram convidados a responder, no início de abril, a um questionário centrado nos temas acima referidos, cujos resultados abriram as sessões.

Apresentações das Sessões:

Resultados do Inquérito

Revisitação dos Princípios do Alinhamento com o EQAVET

Documento:

Procedimentos e prazos na renovação e na reavaliação do Selo EQAVET

Formação de peritos externos responsáveis pelos processos de verificação de conformidade EQAVET

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP) organiza durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020 quatro ações de formação dirigidas aos peritos externos que constituem a bolsa criada no âmbito dos protocolos estabelecidos entre a ANQEP e instituições de ensino superior.

A formação tem por objetivo capacitar os peritos externos para o desenvolvimento de processos de verificação de conformidade com o Quadro EQAVET dos sistemas de garantia da qualidade implementados pelos operadores no âmbito do Projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional”.

Cada ação de formação tem a duração de um dia (9:30 – 17:30) e é assegurada pela Equipa EQAVET da ANQEP.

A formação integra a apresentação do modelo nacional EQAVET, evidenciando os princípios subjacentes à sua definição e operacionalização, com destaque para os objetivos e ações-chave do processo de verificação EQAVET assim como para as funcionalidades da Plataforma EQAVET enquanto estrutura de suporte do modelo.

A formação inclui uma componente prática sobre a aplicação dos critérios de conformidade EQAVET a um processo de alinhamento cuja verificação de conformidade com o Quadro EQAVET foi desenvolvida no âmbito do modelo experimental desenvolvido.

Apresentações das Sessões:

Modelo nacional EQAVET

Alinhamento EQAVET

Verificação EQAVET

Plataforma EQAVET

Sessão de apresentação do modelo nacional de garantia da qualidade na educação e formação profissional em alinhamento com o EQAVET

No âmbito do Projeto “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional” a, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.) organizou durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019, cinco sessões de apresentação do modelo nacional de garantia da qualidade na educação e formação profissional em alinhamento com o Quadro EQAVET.

As sessões foram dirigidas aos representantes dos estabelecimentos públicos de educação, escolas profissionais públicas, entidades proprietárias de escolas profissionais privadas, estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, que ministrem cursos profissionais ou cursos com planos próprios bem como a outras entidades de educação e formação que já estejam em processo de alinhamento com o Quadro EQAVET.

As sessões tiveram por objetivo:

1. Apresentar o modelo que configura a aplicação do Quadro EQAVET ao contexto nacional (modelo nacional);
2. Dar a conhecer as orientações e instrumentos a observar na sua implementação;
3. Capacitar os operadores para o processo de alinhamento com o Quadro EQVET e pedido de verificação de conformidade EQAVET;
4. Apresentar o modelo de financiamento no âmbito da tipologia “Qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar” que abrange as regiões de convergência Norte, Centro e Alentejo.

Calendarização e programa das sessões

Apresentações das Sessões:

Modelo nacional de garantia da qualidade na EFP em linha com o Quadro EQAVET – principais características

Apresentação PO CH - AAC 67-2019-01 EQAVET





   « Voltar à página inicial

Av. 24 de Julho, n.º 138 1399-026 Lisboa - E-mail: anqep@anqep.gov.pt
Copyright © 2015, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
Todos os direitos reservados. Conceção e produção da ANQEP, I.P.